AS DOUTRINAS SOCIAIS

AS DOUTRINAS SOCIAIS

  A Revolução Industrial gerou um grande abismo socioeconômico entre a burguesia industrial (capitalistas), detentora dos meios de produção, e o proletariado, ou seja, os trabalhadores assalariados que vendiam sua força de trabalho.

Os capitalistas defendiam uma ideologia liberal, que pregava a livre concorrência, o livre comércio e a liberdade nas relações de trabalho.

Em defesa dos trabalhadores, surgem vários teóricos que desenvolvem teorias sociais, que criticavam as desigualdades sociais, as péssimas condições de trabalho nas fábricas, os baixos salários, etc. O principal objetivo desses teóricos, era a busca por uma sociedade mais justa. No entanto, esses teóricos não pensavam da mesma forma, e por isso, as teorias sociais foram classificadas em diversas correntes.

 SOCIALISMO UTÓPICO

 Os pensadores dessa corrente defendiam a ideia de que uma sociedade mais justa era possível sem destruir o sistema imposto pelos capitalistas. Os principais teóricos dessa corrente foram: Robert Owen, Saint-Simon, Louis Blan e Pierre Proudhon.

 SOCIALISMO CIENTÍFICO

social

Os principais representantes dessa corrente foram Karx Marx e Friedrich Engels. Esses pensadores defendiam que as desigualdades só seriam superadas através da revolução, onde os proletários se uniriam contra os burgueses, acabando com a propriedade privada e adotando um Estado composto somente por trabalhadores.

Após instalar o Estado proletário, o próximo passo seria colocar fim ao próprio Estado, pois desenvolvida de tal forma que este não seria mais necessário. Nesse momento estaria consolidada a sociedade COMUNISTA, considerada perfeita, na qual tudo seria de todos. IMAGEM: KARL MARX

 ANARQUISMO

social2

Essa teoria defendia o fim de toda e qualquer forma de controle da sociedade; pregavam a destruição do Estado e o fim da propriedade privada, porém discordavam de Marx, pois não aceitavam nenhum tipo de Estado, nem mesmo o controlado pelo Estado. 

 

DIFERENÇA ENTRE COMUNISMO E SOCIALISMO

  Muitas vezes os termos comunismo e socialismo são utilizados como sinônimos. Porém, existem algumas diferenças pontuais entre os dois pensamentos. Hoje, há uma grande distinção entre os dois termos.

social3

O COMUNISMO seria uma sociedade sem classes sociais, sem Estado, altamente desenvolvida. Para conquistar tal sociedade, seria necessário uma revolução dos trabalhadores contra os capitalistas. Após a revolução, é instalado provisoriamente um Estado governado apenas por trabalhadores. Aos poucos, esse Estado iria se tornando desnecessário, até desaparecer totalmente. Ao contrário do que muitos pensam, a etapa do comunismo nunca foi atingida por nenhum país, uma vez que não houve nenhuma sociedade onde se registrou a ausência total Estado.

 O SOCIALISMO é um conjunto de doutrinas que tem por fim a socialização dos meios de produção. Nesse sentido, ainda existe a necessidade de existência do Estado para coordenar a socialização dos meios de produção e defender os interesses dos trabalhadores contra a volta do sistema capitalista.

Membros de partidos comunistas encaram o socialismo como um estágio na formação da sociedade comunista, que passa a ser considerado, uma ditadura do proletariado. Durante esse estágio, o Partido Comunista deve estar no poder, e ser eliminada a maior parte da propriedade privada, sendo a economia administrada com base em um plano nacional de produção. Exemplo de países socialistas: ex-União das Republicas Socialistas Soviéticas, Cuba, China, etc.

 

About these ads

17 Respostas

  1. Excelente a explicação. Me ajudou muito!

  2. é verdade, tirei 10 ,no rabalho da escola.

  3. Eu estou com um pouco de desconcentração. Mas estou procurando me epenhar mais. Obrigada pelo texto ajudou muito mesmo. Amanhã eu tenho prova de História e quero me dar bem ;*

  4. gostei muito da explicação valeu;;;;brigado

  5. Perfeito! com certeza vai me ajudar na prova, muito obrigado :D

  6. é muito bom esse site muito obrg isso mi ajudo muito no trabalho de recuperação de história…

    D+

  7. muito bom o conteudo me ajudou bastante vlw.

  8. vou tirar o ponto máximo desse trabalho (; obg gentee

  9. Ajudou bastante! Valeu!!

  10. Meu o seu blog é muiito bom meu me ajudou muiito na minha pesquisa muiito obrigado!!!

  11. Amei o site, tenho certeza que vai me ajudar muito na hora da prova . Mil beijos e OBRIGADAAA..!!!

  12. adorei me ajudou muito nas minhas pesquisa ameeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiii,obrigada por ter ò criado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. adorei me ajudou muito nas minhas pesquisas ameeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiii,obrigada por te lo criado !!!!!!!!!!!!!!!!

  14. adorei muito bom este conteúdo me ajudou muito brigadão!!!!

  15. GOSTEI MUITO !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: