Funai localiza povo indígena isolado no Amazonas

 

A Fundação Nacional do Índio (Funai) confirmou  a identificação de um novo grupo de índios isolados no Vale do Javari, no Amazonas. As observações preliminares apontam que esse grupo de cerca de 200 pessoas pode pertencer à família linguística Pano.

A nova comunidade de índios isolados foi localizada pela Frente de Proteção Etnoambiental da Funai no Vale do Javari e foi confirmada durante sobrevoo realizado em abril deste ano, com apoio do Centro de Trabalho Indigenista (CTI). As clareiras foram localizadas por satélite antes da realização da expedição aérea que avistou três clareiras com quatro grandes malocas no total.

Segundo o coordenador da Frente do Vale do Javari, Fabricio Amorim, “a roça, bem como as malocas, são novas, datadas de no máximo um ano. O estado das palhas usadas na construção, e a plantação de milho indicam isso. Além do milho, havia banana e uma vegetação rasteira que parecia ser amendoim, entre outras culturas”, explica.

Até o momento da confirmação, a presença desses índios isolados era apenas uma referência “em estudo”, segundo a Funai, pois havia relatos de sua existência, sem informações conclusivas sobre a exata localização e características da comunidade.

“Na Terra Indígena Vale do Javari há um complexo de povos isolados considerado como a maior concentração de grupos isolados na Amazônia e no mundo”, avalia Amorim. “Entre as principais ameaças à integridade desses grupos estão a pesca ilegal, a caça, a exploração madeireira, o garimpo, atividades agropastoris com grandes desflorestamentos, ações missionárias e situações de fronteira, como o narcotráfico. Outra situação que requer cuidados é a exploração de petróleo no Peru, que pode refletir na Terra Indígena do Vale do Javari”, afirma o pesquisador.

De acordo com a Funai, entre os anos 2006 e 2010, foram localizados mais de 90 indícios da ocupação territorial desses grupos, como roças, tapiris e malocas. Essas observações apontam para a existência de uma população de aproximadamente duas mil pessoas na Terra Indígena do Vale do Javari. A Funai reconhece a existência de 14 referências de índios isolados na região.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia/2011/06/21/funai-localiza-povo-indigena-isolado-no-amazonas.jhtm

11 Respostas

  1. que interessante candido!!!!!

  2. Achei interessante aprender mais um povo antigo

  3. Achei interessante apreder mais um povo antigo

  4. Candinho achei muito legal o texto que fala dos indios,porque todos ele vivem isolados na quela grande area.
    Vinicius Trevisan Rojas.

  5. Candinho e bem interessante essas historias e eu gosto muito e interessante o jeito deles o que eles fazem os custumes deles e bem legal =)

  6. Muito interessante,Candinho!
    Pelas plantações,eles devem ser muito trabalhadores.
    Tomara que essas ameaças não os destruam,assim como nenhuma outra tribo,afinal no Brasil e no Vale do Javari há “a maior concentração de grupos isolados na Amazônia e no mundo”.
    Achei muito legal,o que ainda mais há para descobrir?Devem ser imensidões de coisas….

  7. Achei muito interessante Candinho!
    É bom ver que a cultura índigena ainda é pesquisada no nosso país, poius cada vez vamos descobrindo mais sobre ele.
    Marina Morandin Rinaldi
    6º B

  8. Candiinho…
    Achei muito interessante e legal _*
    Gostei muito de saber um pouco mais sobre a cultura indígena .
    Laura Macedo Leal

  9. Olá tio Candinho;eu achei esse negócio do índio muito interessante pois é que nem a Marina disse a gente vai descobrindo mais sobr e eles.
    Bom tio é só isso que eu tenho para te dizer.

    Beijos.

  10. Gosto muito de estudar sobre os indios, gostei dessa matéria, tem muitas coisas interessantes sobre os povos que vivem de uma maneira muito diferente da nossa, de uma maneira muito simples… e também é muito bom ver pessoas pesquisando sobre esses povos e nós trazendo informações sobre esse povo…
    Muito boa a pesquisa Candinho…
    Beijos
    Amanda Fernandes Cabrera
    6º ano A

  11. Candinho é muito interessante,não imaginei que ainda tivesse tantos indios…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: