Neolítico

Desenvolvimento da agricultura

Neolítico

 

O Neolítico, é o último período da Pré-História e, caracteriza-se por profundas mudanças. Nesse momento, começou a aparecer as primeiras comunidades, que trocaram o nomadismo pelo sedentarismo.

                                                     

 

As consequências dessas mudanças, são encontradas no  modo de produção de alimentos,  na expansão das áreas ocupadas pelas comunidades agro-pecuárias, nas migrações de grupos populacionais e na sua fixação em locais apropriados para a prática da agricultura (terras férteis e ambientes climáticos e geográficos favoráveis).

Os camponeses e pastores substituem os caçadores-coletores.

Entre 6.000 e 5.000 a.C., já parte dos Homens que viveram no . Além disso, tinham domesticado ovelhas, cabras e porcos; de onde retiravam: carne, leite, queijo, pele, cabedal, lã, ossos, chifres.

O aumento da produção criou os excedentes e, permitiu as trocas de produtos, que deram origem ao comércio.

Acredita-se que o trabalho especializado, as cidades, a propriedade privada, a desigualdade social, o Estado e a escrita surgiram primeiramente na Mesopotâmia e no Egito.

 Idade dos Metais

 

Por volta do ano 6000 a.C., o Homem obteve uma importante conquista: descobriu que era possível fazer objetos de metais: cobre, estanho e bronze.

O primeiro metal trabalhado foi o cobre. Depois, por meio da fusão, o Homem misturou cobre com estanho e obteve um metal mais resistente, o bronze. Assim passou a produzir armas mais poderosas e ferramentas mais eficientes. Por volta de 1500 a.C., conseguiu utilizar o ferro.

O uso dos metais, foi o principal fator para o aperfeiçoamento dos instrumentos e das técnicas usadas na guerra, na caça e na agricultura. Os objetos de metais mais antigos foram encontrados no Irã, na Turquia e no Líbano.

 

Com a agricultura, a criação de animais, o desenvolvimento da cerâmica, da tecelagem e o uso de metais, surgiram os trabalhadores especialistas, como o tecelão e o ferreiro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: